De acordo com a Prefeitura, mais 3 mil crianças podem ser matriculadas na rede municipal de ensino
Na rede municipal de ensino de Florianópolis sobram vagas em creches. Em 85 núcleos de educação infantil, e em 12 instituições conveniadas com a Prefeitura, estão matriculadas 17.482 crianças. Mesmo assim, conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, ainda há 3.048 vagas à disposição da população.
Para Maurício Pereira, essa nova realidade deve-se à expansão da capacidade da rede municipal e gestão de vagas.
Só nos últimos meses, a Prefeitura inaugurou quatro novas unidades educativas. Foram entregues às comunidades os Neims Morro do Horácio (Agronômica), José Rodrigues Willamil (Tapera), Evandro de Sousa (Caeira do Saco dos Limões) e Pântano do Sul (Pântano do Sul).
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por intermédio da Diretoria de Planejamento e Dados Educacionais (Diped), acompanha diariamente onde há vagas ociosas, ou seja, disponíveis em todos os Neims. São famílias, por exemplo, que mudam da cidade. Quando isso ocorre, imediatamente é chamada a criança que esteja à espera de uma vaga específica em uma determinada região.
Nas últimas duas semanas, a SME organizou mais um processo de inscrição para as creches, o segundo deste ano, com 1.275 crianças cadastradas. A divulgação da lista dos inscritos ocorrerá nesta quinta-feira. As unidades educativas poderão começar as chamar os familiares para realizarem as matrículas das crianças.
Creches recém-inauguradas
NEIM Morro do Horácio (Agronômica)-capacidade para 240 crianças
NEIM José Rodrigues Willamil (Tapera)- capacidade para 240 crianças
NEIM Evandro de Sousa (Caeira do Saco dos Limões)- capacidade para 220 crianças
NEIM Pântano do Sul ( Pântano do Sul)- capacidade para 60 crianças