Portal Grande Florianopolis, grande como você!
A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou a primeira etapa das obras de revitalização da Avenida Presidente Kennedy, entre os bairros Campinas e Kobrasol, nesta quarta-feira (17). A intervenção integra a reforma e substituição de 33 tampas de ferro fundido das caixas subterrâneas de cabeamento da Telecom e Celesc e antecede as obras de revitalização da pavimentação asfáltica da via, previstas para iniciarem durante o mês de agosto.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, a avenida com 1,3 quilômetro, receberá obras de fresagem e recapeamento asfáltico com objetivo de recuperar o corredor de ônibus e revitalizar o asfalto, nesta que é uma das vias de alto movimento na cidade. As obras, que estão previstas para serem iniciadas em agosto, serão realizadas em períodos de contra fluxo do trânsito, noturno e nos finais de semana.
Para consolidar esse trabalho de requalificação da avenida foram iniciadas as trocas das tampas das caixas subterrâneas que foram danificadas pelo desgaste da tampa e do aro, ocasionando o desnível pelo adensamento da estrutura, quebra de tampa, devido ao fluxo constante de veículos. Conforme estudos realizados em 2012, nestas caixas subterrâneas, estão instalados cerca de 31 mil metros de dutos, dez mil metros de cabos de média tensão, 25 mil metros de cabos de baixa tensão e quatro subestações transformadoras.
O trabalho de substituição prevê o reforço de toda base, instalação de ferros e concreto usinado, além de asfalto quente para evitar novos desníveis e desgaste do material. Essas caixas foram instaladas na época em que o trecho era ainda uma ciclovia, mas com o desenvolvimento da região virou uma pista de rolagem e estas tampas não permaneceram no canteiro, ciclovia ou no centro dos eixos dos veículos. Equipes da Secretaria de Infraestrutura também estão aproveitando essas obras para fazerem a limpeza de bocas de lobo da via.
"Na execução de uma obra dessa magnitude em um centro urbano adensado, não é possível evitarmos transtornos. A gente pede paciência à população e que busquem vias alternativas quando possível", afirma o secretário Júlio. Ele reforça que a Prefeitura de São José informará, através da imprensa, sobre o início das obras e intervenções no trânsito. Os motoristas devem seguir as orientações e ter paciência para o avanço das obras nas próximas semanas.