Defesa Civil emite alerta de frio; Assistência Social prepara Abrigo Provisório
Com a expectativa de baixas temperaturas na semana que vem, devido ao avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar sobre Santa Catarina, a Prefeitura de Palhoça já iniciou os preparativos e está de prontidão para auxiliar a população vulnerável durante os dias mais gelados.
A Secretaria de Assistência Social reforça que as pessoas em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade podem buscar o Abrigo Provisório, localizado no segundo andar do Centro de Convivência do Idoso, na rua Padre João Batista Réus, sem número, no bairro Caminho Novo. Além de pernoitar, é possível tomar banho e realizar refeições no espaço.
A Secretaria de Assistência Social ressalta que, em parceria com a Defesa Civil, está monitorando a situação e, em caso de uma queda brusca de temperatura, novas ações podem ser colocadas em prática, visando ao bem-estar da população do município.
Previsão do tempo
A partir de segunda-feira (16), a sensação térmica será de frio intenso, com possibilidade de temperaturas negativas nas áreas mais elevadas na Serra e de geada ampla no estado. Nas áreas litorâneas, na terça-feira (17), as temperaturas ficam próximas dos 10°C no amanhecer.
A partir de quinta-feira (19), a massa de ar polar começa a se deslocar para o oceano e passa a perder força sobre Santa Catarina. Apesar disso, a sensação ainda será de frio ao amanhecer em todas as regiões, com mínimas abaixo dos 5°C na Serra, e no Litoral, mínimas entre 11°C e 15°C.
Diante da expectativa de frio intenso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil participará de uma reunião, na segunda-feira (16), com a Defesa Civil do estado de Santa Catarina, para a prospecção de ações a serem tomadas em todas as regiões do estado para auxiliar a população.
Cuidados
* Atenção com população mais vulnerável, como enfermos, pessoas em situação de rua, idosos e crianças
* Abrigar animais domésticos nas noites mais frias
* De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite), é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção dessas doenças, ressaltando que enfermos crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas