Portal Grande Florianopolis
A surfista de Florianópolis, Kiany Hyakutake, participou da conquista brasileira na competição por equipes do Campeonato Mundial Júnior. A disputa foi encerrada no último fim de semana, na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro. Kiany disputou na categoria feminina sub-18, entre as melhores atletas do mundo na categoria.
Na competição individual de sua categoria, Kiany se classificou na fase 1, superando as adversárias Urpi Torres do Peru, Nina Smiciklas da Alemanha e Eira Soly da Noruega. Na segunda fase, a representante de Florianópolis acabou derrotada na bateria diante das adversárias, Rika Shoji (Japão), Kohai Fierro (Tahiti) e Sanoa Olin (Canadá).
De acordo com o regulamento do Campeonato Mundial Júnior de Surf, a atleta ainda se credenciou para a repescagem quando conquistou a sua segunda vitória na competição derrotando Urpi Torres do Peru, Talia Swindal dos Estados Unidos e Marta Begalli da Itália avançando assim para a terceira fase.
A participação de Kiany acabou na fase três, quando caiu na bateria diante de Keira Buckpitt da Austrália, Sanoa Olin do Canadá e Rika Shoji do Japão. Apesar da derrota, a atleta de Florianópolis participou da conquista de pontos para a que a equipe brasileira se consagrasse campeã geral. O Brasil ainda conquistou o título individual na categoria sub-18 masculina com Ryan Kainalo e um terceiro e quarto lugar no sub-16 masculino com Guilherme Lemos e Ryan Coelho.
Kiany Hyakutake é surfista representante da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis e atual bicampeã brasileira de surf na categoria júnior. A atleta participa do calendário da Taça Brasil de Surf que realiza a sua última etapa de 2023 entre os dias 13 a 19 de dezembro em Paracuru (CE).