Depois de registrar, em fevereiro de 2022, seu melhor desempenho mensal em relação ao número de vagas de emprego criadas, desde janeiro de 2020, quando começa a série histórica do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Palhoça voltou a ter números positivos na geração de emprego e renda. Os números do Caged de março foram divulgados pelo Governo Federal na quinta-feira (28).
Segundo o relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, Palhoça registrou 3.562 admissões em março, o segundo maior resultado da série histórica; com 3.128 demissões, o saldo de empregos formais foi positivo, com 434 novos contratados. Desde junho de 2020, apenas o mês de dezembro de 2021 apresentou queda; no restante dos meses avaliados, o resultado foi positivo. "Nós temos feito a nossa parte, construindo mecanismos que favoreçam o ambiente de negócios e a geração de emprego e renda no município, e os números mostram que estamos fazendo o trabalho correto", destaca o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Em 2022, o município registra um saldo positivo de 1.574 novas vagas de trabalho preenchidas. É o 9º melhor desempenho de Santa Catarina no ano. "Com os setores da construção civil e de serviços aquecidos, nós estamos mantendo um saldo positivo e estamos chegando perto da marca de 50 mil contratos com carteira assinada no nosso estoque, o que mostra o crescimento econômico de Palhoça", pontua a secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt.
A secretária ainda comemora o sucesso da mais recente edição do Feirão do Emprego, realizado no dia 19 de abril. Durante o Feirão, mais de 300 vagas de trabalho foram ofertadas e mais de 800 pessoas foram atendidas – todas tiveram o currículo encaminhado para vagas cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As empresas ainda estão em processo seletivo, mas já saem as primeiras informações sobre candidatos que conseguiram emprego a partir do Feirão. "É para isso que nós trabalhamos, para encurtar distâncias entre o mercado de trabalho e os profissionais em busca de colocação. Nossas ferramentas de busca de vagas, a plataforma Emprega Palhoça, e de qualificação, a Qualifica Palhoça, estão atingindo um público cada vez maior, girando a máquina da economia", comemora o prefeito Eduardo.
E a máquina segue girando, de fato: Palhoça é a sexta cidade que mais registrou a abertura de novas empresas em 2022, com 2.565 novos negócios; e a 8ª no número de empresas ativas, com 34.829 empreendimentos.
Atualmente, a plataforma Emprega Palhoça conta com 209 posições de trabalho em aberto; e o Qualifica Palhoça está com nove cursos à disposição dos cidadãos palhocenses. Acesse empregapalhoca.com.br e confira!