Douglas conta com suporte oferecido pelo serviço da Prefeitura em início da trajetória de estudos
Na próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, milhares de estudantes retornam às aulas na UFSC. O início do segundo semestre letivo do ano na Universidade pode ser só mais uma etapa para a maioria dos alunos, mas para Douglas José Ávila Escalante, imigrante venezuelano, de 54 anos, será o princípio de uma caminhada para uma nova vida.
Em situação de rua, Escalante foi aprovado para o curso de Geografia da instituição e conta com o auxílio da Prefeitura de Florianópolis, via Secretaria de Assistência Social, neste início da realização do seu sonho.
Assim que se viu em situação de rua na cidade, em junho, buscou acolhimento na Passarela da Cidadania. Enquanto esteve acolhido e aguardando o resultado da seleção, manteve uma rotina de estudos.
Ao saber da aprovação, comemorou a conquista e comunicou a equipe do serviço. Escalante foi encaminhado para a Casa de Passagem do Centro, onde deve ficar temporariamente acolhido, recebendo todo o suporte necessário para a fase que inicia. "Estou empolgado para escrever um novo e importante capítulo", comenta, lembrando ainda que o objetivo é contar com a ajuda da Assistência Social até conseguir uma vaga na moradia estudantil da UFSC.
"O acesso à educação é um direito e um passo fundamental para mudanças significativas na vida das pessoas. Ao conquistar a vaga na Universidade, Douglas tem a chance de deixar no passado a situação na qual se encontra hoje. É muito gratificante saber que nós estamos prestando o apoio necessário para ele enquanto dá um passo tão importante", destaca a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart.