Educar para o futuro, democratizar o acesso à tecnologia e potencializar a revolução tecnológica em Florianópolis são os grandes objetivos do programa Floripa Mais Tec, iniciativa que foi idealizada e será executada em parceria pela Prefeitura de Florianópolis, Fiesc/Senai, Sebrae/SC e Acate. A assinatura do acordo que garantirá o andamento do projeto foi realizada nesta quinta-feira, 4 de agosto, durante o Startup Summit, um dos maiores eventos de inovação do país, que está sendo realizado na capital catarinense. O lançamento oficial do programa será realizado ainda no mês de agosto, mas os interessados já podem conhecer mais sobre a iniciativa em http://floripamaistec.pmf.sc.gov.br/ .
O Floripa Mais Tec vai oferecer, gratuitamente, trilhas de aprendizagem em tecnologia, empoderando crianças e adultos de baixa renda a se apropriar dos recursos tecnológicos para garantir melhores oportunidades de trabalho, resultando em melhoria da renda e da qualidade de vida. O objetivo do programa é impactar diretamente até 3,5 mil jovens da Capital.
Para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a união de esforços entre a gestão pública e a iniciativa privada deve fazer a diferença na concretização deste que é um projeto de extrema relevância social, que nasce com o objetivo de promover a inclusão tecnológica de milhares de jovens da Capital. "A tecnologia é hoje um dos três pilares da economia de Florianópolis, ao lado do turismo e da prestação de serviços. Inserir e preparar os mais jovens e adultos para ingressar neste mundo vai além de simplesmente capacitá-los para o mercado de trabalho. Estamos dando um grande passo no caminho da democratização do acesso à tecnologia", explica o prefeito.
Há anos o Senai vem investindo fortemente no desenvolvimento de formações que qualificam profissionais para a área de tecnologia da informação, como explica o diretor-regional da entidade em Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira. "Nos tornamos referência nesta área ao criar soluções customizadas para as empresas de TI que buscam profissionais conectados às suas demandas. Em parceria com a prefeitura, vamos executar um dos maiores programas de tecnologia já vistos em Florianópolis, promovendo de forma gratuita o acesso da comunidade a uma educação de excelência e ampliando as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho", frisa Pereira.
Já o gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Wanderley Andrade, reforça que a iniciativa é fundamental para empoderar jovens e estimular neles a cultura empreendedora. "A capacitação de jovens e adultos é o primeiro caminho para pensarmos em um futuro com menos desigualdades. Ao apostar nesta iniciativa, o Sebrae/SC acredita que ao desenvolver essas capacidades tecnológicas nos jovens e adultos de baixa renda da capital, estaremos também estimulando neles a cultura da inovação e do empreendedorismo, visando um futuro cada vez mais igual", comenta Wanderley.
Para o presidente da Acate, Iomani Engelmann, "essa é uma iniciativa inédita, que demonstra o potencial da união das instituições privadas e do poder público para a criação de programas que efetivamente mudam a vida das pessoas. Vamos criar perspectivas de trabalho para pessoas de baixa renda no setor de tecnologia, auxiliando na equidade social e resolvendo uma carência desse mercado, que tem alta demanda de profissionais qualificados. Com isso, acreditamos que o programa será um grande exemplo para outras cidades e estados de como a tecnologia pode ser geradora de oportunidades".