Operações foram efetuadas em duas regiões de preservação na cidade
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente - Floram, realizou na tarde dessa quinta-feira, 21 de julho, duas ações de interrupção da construção de estruturas irregulares em áreas de preservação ambiental.
No Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira, bairro Pantanal, na região central, a demolição de uma construção ilegal foi empreendida.
Com o apoio da Guarda Municipal Ambiental de Florianópolis, a equipe de fiscalização ambiental foi até o local e constatou a construção de um imóvel em alvenaria, com 42 metros quadrados.
As obras estavam em etapa avançada, com o levantamento das paredes quase concluído. No local foram encontrados materiais como telhas e tijolos que aguardavam utilização.
Duas pessoas que trabalhavam na construção deixaram o terreno ao perceberem a chegada das equipes.
Já no Monumento Natural Municipal da Galheta, na região leste da cidade, a equipe operacional do Departamento de Unidades de Conservação efetuou o desmonte de um acampamento clandestino, acompanhados pela Guarda Municipal de Florianópolis.
A estrutura estava escondida na vegetação e era constituída por estacas de bambu. As equipes encontraram ainda diversas peças de roupa e utensílios de cozinha, indicando a permanência de pessoas no local.
"A construção em Unidades de Conservação e
Áreas de Preservação Permanente prejudica o meio ambiente e sujeita a população a graves riscos. A Secretaria de Meio Ambiente e a Floram estão atentas para evitar ocupações irregulares no Município", destaca a Superintendente da Floram, Beatriz Kowalski.
Denúncias de obras irregulares podem ser feitas pelo número (48) 3271-6851 ou pelo email: [email protected]