Coordenadores recebe material no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI)
Odaléa Corrêa, conhecida como Léia, é coordenadora do grupo Benta Duarte Borges, que atende cerca de 50 idosos em Barreiros todas as quintas-feiras. Com a pandemia, as atividades do grupo ficaram suspensas. No Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), ela foi uma das coordenadoras que receberam dia 15 os kits lanches e os passeios para os cerca de 50 grupos de idosos espalhados pelo município que estão retornando aos encontros. Os lanches são servidos durante os cafés, sendo mais um momento de criação de vínculos entre os idosos.
"Esse é o momento deles. O prazer de estarem juntos, brincarem, conversar, jogar e o café é o complemento que eles estão ali para se distrair, fazendo uma confraternização", conta Odaléa. Na oportunidade, os coordenadores dos Grupos atualizaram os cadastros e receberam as orientações para, além dos kits, fazer dois passeios ao ano.
A coordenadora revela ainda que os integrantes contribuíram bastante com a sociedade e agora desejam aproveitar o tempo com lazer e diversão. "Os idosos já tiveram bastante trabalho. Então, é onde eles procuram o grupo da terceira idade, para passar esse tempo com os amigos. É o que leva um coordenador a fazer as atividades, pois eles se sentem tão bem nos grupos. O que a prefeitura faz com os grupos é maravilhoso", obervou.
O coral do CATI encantou o público com canções populares. Estiveram reunidos os coordenadores, secretários municipais, vereadores e representantes da Secretaria de Assistência Social. "Com os grupos, a integração, a união, faz com que a pessoa sinta-se em casa. E, fazer alguma coisa para quem fez tanto é o mínimo que se possa fazer", ressaltou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
Vivenciando experiências
O programa "São José Amigo do Idoso" atende cerca de 2.500 idosos que estão divididos pela cidade. Os grupos estavam com atividades presenciais suspensas devido à pandemia de Covid-19. O encontro marcou o retorno das atividades dos grupos.
Com isso, a Secretaria de Assistência Social está honrando o compromisso de apoio ao segmento.
"O programa São José Amigo do Idoso tem uma importância fundamental na vida desses grupos de idosos, pois ele possibilita o encontro, a parceria, o convívio social lá no seu território, nos seus espaços de inclusão social. Isso representa também saúde e qualidade de vida", pontuou a secretária de Assistência Social, Rita Faversani.
Os kits lanches são fornecidos mensalmente. Há dois tipos de kits. O modelo 1 é fornecido para os grupos de até 50 componentes e conta com 4 pacotes de café de 500 gramas; 3 quilogramas de açúcar; 24 litros de leite; 3 unidades de adoçante de 100ml; 1 kg de maionese; 10 latas de sardinha de 125 gramas; 5 unidades de milho verde de 170 gramas; 5 unidades de ervilha de 170 gramas; ½ kg de milho de pipoca; 10 caixas de chá com 10 sachês; 5 quilogramas de farinha de trigo; 3 potes de 250 gramas de fermento de bolo; 4 envelopes de 10g de fermento de pão; 2 garrafas de 900ml de óleo; 3 potes de 500 gramas de margarina e 4 dúzias de ovos.
O modelo 2 dos kits lanches é para os grupos acima de 50 componentes e tem 6 pacotes de café de 500 gramas; 5 quilogramas de açúcar; 36 litros de leite; 5 unidades de adoçante de 100ml; 1,5 kg de maionese; 15 latas de sardinha de 125 gramas; 10 unidades de milho verde de 170 gramas; 8 unidades de ervilha de 170 gramas; 2 kg de milho de pipoca; 15 caixas de chá com 10 sachês; 10 quilogramas de farinha de trigo; 5 potes de 250 gramas de fermento de bolo; 6 envelopes de 10g de fermento de pão; 3 garrafas de 900ml de óleo; 5 potes de 500 gramas de margarina e 6 dúzias de ovos.
Ainda, o município disponibiliza dois passeios para cada grupo, que devem ter o total de 600km.