A capital catarinense garantiu o 5º lugar geral no Top 50 das melhores cidades do Brasil, segundo levantamento divulgado pela revista ISTOÉ, com base na pesquisa da Austin Rating, com mais de 280 indicadores. Se consideradas somente as cidades de grande porte, Florianópolis sobe para 4º lugar.
O levantamento considerou 16 subgrupos e quatro grandes grupos: Indicadores Fiscais, Indicadores Econômicos, Indicadores Sociais e Indicadores Digitais.
Florianópolis ficou em 1º lugar nacional em "Acesso Digital ao Conhecimento", no grande grupo de Indicadores Digitais. "A pesquisa reflete a importância de investir no ensino digital desde a escola, tanto com as Escolas do Futuro, que são referência nacional, quanto em ações como o Bairro Educador, que promove atividades no contraturno do ensino", acredita o prefeito Topázio Neto. Ele destaca ainda que o município trabalha em grande sinergia com as associações de tecnologia e universidades, e tem muitas ações em parceria.
Os 5565 municípios que participaram do levantamento, além de serem classificados em um ranking geral, que engloba todas as cidades brasileiras, foram categorizados e premiados de acordo com seu porte, ou seja, conforme o tamanho de sua população, no período em que a pesquisa foi feita.
questão da qualidade de vida, que atrai profissionais e empresas de todo o mundo. "É o empreendedorismo de quem vem desbravando o setor por aqui desde a década de 80".
Para o prefeito, a colocação de Florianópolis também é reflexo do trabalho de combate à pandemia iniciado por seu antecessor Gean Loureiro. "Todas as iniciativas tomadas permitiram à administração retomar as atividades e o desenvolvimento econômico. Fechamos 2021 como a cidade que mais gerou empregos no Estado. Agora, o desafio é seguir colocando em prática o que estava previsto", diz.