A Prefeitura de Florianópolis, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com forças policiais da Capital, órgãos da administração municipal e empresas de telefonia, realizou na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, uma força-tarefa que faz parte da 6ª fase da Operação Fio Desencapado.
Foram abordados 13 alvos previamente identificados e deflagrados 8 autos de infração.
A Operação contou com a participação de mais de 70 integrantes de diferentes órgãos: Guarda Municipal de Florianópolis, Superintendência de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Procon, Floram e Celesc.
Conforme o Secretário de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes, "A Operação tem obtido sucesso porque age na raiz do problema, quebrando a corrente do crime de furtos de fios. Durante meses nós investigamos e identificamos alvos e, assim, conseguimos comprovar que os materiais são provenientes de furto e realizar as apreensões".
Operação
O objetivo da Operação Fio Desencapado é combater o crime de receptação de itens provenientes de furto, como cabos de comunicação, fios, placas de sinalização de trânsito, hidrômetros, entre outras.
Desde a primeira fase da operação, já foram apreendidos cerca de 2,15 toneladas de fios de cobre. Ao todo, 13 pessoas foram detidas ou presas e mais de 90 autos de infração e multas foram emitidos.