Espaço que deverá ser entregue à comunidade até setembro próximo terá playground, revitalização da pista de skate, escolinha de trânsito, espaço pet, cancha de bocha e passeio
O projeto boulevard da servidão Filomena Maria Fernandes e do Parque Beira-Mar São José foi objeto de reunião entre o prefeito Orvino Coelho de Ávila , o empresário Waltinho Koerich e o paisagista Jordi Castan na última terça-feira no K-Platz Mark, em Campinas. A previsão de entrega do espaço para a comunidade é setembro de 2022. Após a conclusão das obras, a WOA Empreendimentos Imobiliários também ficará responsável pela manutenção das áreas.
A revitalização dos espaços iniciou em março deste ano durante as comemorações dos 272 anos de São José. "O poder público não pode tudo sozinho, logicamente que, tendo a ajuda da iniciativa privada as ações ficam mais fáceis e quem ganha com isso é a comunidade", assinalou o prefeito de São José.
Para interligar a Avenida Presidente Kennedy à Beira-Mar, um boulevard está sendo construído na servidão Filomena Maria Fernandes. Os projetos levam a assinatura do paisagista Jordi Castan, do Escritório "Boa Vista Paisagismo". O projeto foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, arquitetos e paisagistas proporcionando um espaço voltado à convivência da comunidade.
"A proposição da reunião é afinar o parque Beira-Mar como um todo. Fizemos a adoção dessa área ainda neste ano para a entrega em setembro também desse ano. A preocupação é que exista uma harmonia de todo o projeto. Então nós trouxemos o autor do projeto da WOA, Jordi, para que ele também faça o pré-projeto que já foi doado à Prefeitura todo harmônico com aquele que está sendo executado pela WOA", explicou o diretor da WOA Empreendimentos Imobiliários, Waltinho Koerich.
Parque Beira-Mar São José
O Parque Beira-Mar São José será arborizado, criando espaços que favoreçam a convivência no espaço. Estão feitas intervenções para criar áreas temáticas como o playground, a revitalização da pista de skate, a escolinha de trânsito, o espaço pet, cancha de bocha e passeio. O mobiliário urbano foi pensado para criar unidade arquitetônica e visual, compondo com a paisagem natural e gerando uma linha de integração junto ao mar. O projeto de iluminação também trará destaque para o espaço, contribuindo para a conservação da identidade e a memória do patrimônio público.
Ainda, de servidão sem calçadas e de tráfego complicado a um boulevard arborizado, com pista ampla, ciclovia e espaço adequado para pedestres, o novo boulevard criará um eixo de circulação no entorno, contribuindo, juntamente com o novo parque, para criação de uma nova centralidade dos bairros Campinas e Kobrasol.
Conforme o paisagista Jordi, os espaços públicos devem ser vivo para que sejam apropriados pela comunidade. "Os espaços não podem ser só bonitos, devem ser vivos para que as pessoas se apropriem dos espaços. E a obrigação do poder público é fazer com que estes espaços estejam disponíveis com qualidade, sendo o grande desafio que gostamos de assumir", observou.
A Beira-Mar de São José foi inaugurada em 2002 e a ação de adoção compreende um projeto maior de revitalização de toda a área. O projeto desenvolvido pela WOA também atenderá uma demanda dos moradores e frequentadores do entorno: a segurança.
"A história da empresa WOA começou em São José, tendo a base em Florianópolis, a partir desse impulso vamos contar e buscar mais parceiros para que a gente faça um belo parque e entregue uma grande obra para a população", lembrou ainda o prefeito Orvino.