Equipe palhocense terminou a fase regional em terceiro lugar; handebol não avançou
Equipes dos esportes coletivos mantidos pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) de Palhoça disputaram a etapa Regional Sul da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), realizada entre os dias 16 e 19 de junho, em Capivari de Baixo. O vôlei masculino foi destaque, conquistando uma vaga para a fase estadual.
A Olesc é uma competição destinada a estudantes com até 16 anos de idade, organizada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
Em Capivari de Baixo, a delegação da FMEC esteve representada pelas equipes de handebol (masculino e feminino) e vôlei masculino. No handebol masculino, Palhoça finalizou a competição em quarto lugar; e no feminino, terminou em quinto lugar. Nenhuma das duas equipes conseguiu classificação para a etapa final dos jogos.
Já o vôlei masculino conquistou uma vaga na fase estadual, finalizando a etapa regional na terceira colocação. "A nossa classificação é importante para solidificar este trabalho que estamos fazendo há anos e também consolidar um trabalho de volta de pandemia. O resultado é fruto do investimento da Prefeitura, com toda a certeza do mundo, a Prefeitura que apoia, que incentiva, e claro que é importante para que Palhoça se consolide entre as principais equipes do voleibol masculino na Olesc", avalia o técnico da equipe, William Zanatta.
Sobre a participação na etapa estadual, William acredita que será uma competição difícil, pois vai enfrentar as melhores equipes do estado, mas está preparado para buscar um bom resultado. "Vamos tentar ficar entre os três primeiros. É muito difícil, mas a nossa classificação deu um gás e mostrou que existe possibilidade, ainda mais agora, com a chance de novas convocações e novas inscrições, vamos em busca de reforços para alcançar o objetivo de terminar a competição entre os primeiros colocados", projeta.
Para o presidente da FMEC, José Virgílio Junior (Secco), o trabalho realizado pela fundação vem mostrando que Palhoça pode crescer muito e seguir buscando seu espaço no alto rendimento. "O Projeto Palhoça Esportiva sempre foi ancorado na visão da inclusão social, mas nós vínhamos trabalhando para fortalecer a nossa base a ponto de conquistarmos resultados expressivos também no alto rendimento, e isso vem acontecendo, tanto nos nossos esportes coletivos quanto nos esportes individuais", comemora Secco.
O esporte coletivo de Palhoça ainda será representado na fase regional da Olesc no vôlei feminino, que vai acontecer no próximo final de semana, em Criciúma; e no basquete masculino, que ainda não tem data e local definidos.