Nesta sexta-feira, 10 de junho, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência de Pesca, registrou a marca de 100 mil tainhas capturadas durante a safra. Até o momento, 102.105 pescados foram contabilizados no Tainhômetro, uma ferramenta da Prefeitura que contabiliza a quantidade de tainhas capturadas no período.
A praia da Lagoinha do Norte lidera o ranking com 20103 tainhas. Em segundo lugar está a Barra da Lagoa, com 15130, e em terceiro Praia Brava, com 14730. A safra teve início no dia 1º de maio e vai até 31 de julho. No ano passado, em Florianópolis, o Tainhômetro registrou quase 217 mil tainhas capturadas.
O secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, avalia a Safra da Tainha como uma importante fonte de renda para pescadores artesanais da Capital.
"Hoje aproximadamente 1500 pescadores participam diretamente da safra na Capital, sem contar os ajudantes. É uma atividade tradicional, feita em família, que é a principal forma de sustento para muitos manezinhos nesse período".