Município apresenta um saldo de 1.461 novas posições de trabalho na balança da geração de empregos em 2022
Com saldo positivo na balança da geração de emprego e renda pelo quarto mês consecutivo, o município de Palhoça fecha o primeiro quadrimestre do ano com 1.461 novos empregos gerados. Os números constam no mais recente relatório do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (6).
Segundo os dados informados pelo Caged, que são compilados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, Palhoça criou 2.991 empregos formais em abril, contra 2.927 desligamentos; um saldo de 64 novos postos de trabalho, que ajudaram o município a chegar a um estoque de 49.185 vagas preenchidas. "Se somarmos os quatro primeiros meses de 2022, temos 13.612 empregos gerados, no total, e um saldo positivo de 1.461 novos postos de trabalho, o que nos deixa na 10ª colocação no estado, mostrando que o município continua crescendo e se desenvolvendo, gerando emprego e renda, atraindo empresas e mão de obra", reflete o prefeito Eduardo Freccia.
Quando observado o número de novos negócios, Palhoça foi a sexta cidade que mais abriu empresas em Santa Catarina no primeiro quadrimestre, com 2.671 registros. Segundo os dados mais recentes da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), publicados em 24 de maio, Palhoça já abriu, em 2022, 3.244 novas empresas, e possui, atualmente, 35.269 empreendimentos ativos – oitavo melhor desempenho do estado. "Nós estamos aperfeiçoando cada vez mais a nossa legislação e os nossos processos internos, o que tem ajudado a atrair o interesse da classe empresarial em investir no município e também tem nos auxiliado a ganhar agilidade na abertura de uma empresa", pondera o secretário da Fazenda, Pedro Paulo dos Passos Freitas (Pepê).
Na avaliação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt, os números positivos também são resultado das ferramentas que o município tem disponibilizado para os empreendedores e também para os trabalhadores, como os projetos que integram o programa Palhoça Mais Oportunidade. "Com o Emprega Palhoça, que aproxima os trabalhadores que buscam colocação das vagas disponíveis no mercado; o Qualifica Palhoça, que oferece qualificação a esses trabalhadores; e o Minha Empresa Ativa, que busca capacitar os nossos empreendedores, nós fechamos um ciclo virtuoso que tem uma contribuição imensa para que não só empregos sejam gerados, mas para que as vagas sejam preenchidas por palhocenses e que as empresas se mantenham firmes e competitivas, assegurando a manutenção dos empregos gerados", reflete a secretária.
A plataforma Emprega Palhoça conta, atualmente, com 362 vagas de trabalho em aberto; 198 vagas são para trabalhar na filial de uma grande rede de supermercados que está se estabelecendo em Palhoça, no Pagani. "Esta é mais uma demonstração da confiança que Palhoça inspira, hoje, no empresariado. Nós sempre trazemos o exemplo do McDonald"s, porque é emblemático, porque é uma rede com tamanha expertise que só busca mercados consolidados; porém, temos muitos outros exemplos de empresas de nível nacional e internacional escolhendo o nosso município para investir. Outro exemplo é o complexo hospitalar Leonardo da Vinci, um empreendimento de primeiro mundo na área da saúde. Isso é uma prova de que o ecossistema de negócios que nós estamos desenvolvendo, fomentando, incentivando, é viável para investimentos, tanto de pequeno quanto de médio e grande porte; e quanto mais investimentos, mais empregos são gerados, e a geração de empregos é o melhor indicador possível do nível de desenvolvimento de uma sociedade", comemora o prefeito Eduardo.