Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

#BOMBEIROS

Transporte pela vida: agilidade aérea garante a chegada de órgãos em diferentes regiões de SC


Foto: divulgação CBM_SC

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizou em parceria com a SC Transplantes no decorrer desta quinta-feira, 11/Ago, o transporte de 01 (um) fígado, 02 (dois) rins e 02 (dois) globos oculares, da cidade de São Miguel do Oeste para Florianópolis.

A operação de remoção de órgãos iniciou no Hospital Regional Tereza Gaio Basso em São Miguel do Oeste por volta das 11:58 hs, tendo seu fim próximo às 14:30 hs do mesmo dia.

O Arcanjo-04 chegou à cidade de Florianópolis cerca de 17h do mesmo dia conduzindo os órgãos extraídos bem como a equipe médica (composta por 03 médicos captadores), permitindo assim o implante no receptor.

O transporte aéreo representa importante meio de transporte. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. Pelo modal aéreo, de Florianópolis para São Miguel do Oeste, ida e volta foram percorridos em torno de 1000 quilômetros (aproximadamente 540 milhas náuticas), levando em torno de 01h30 de voo cada trecho. Caso o transporte tivesse sido por via terrestre levaria cerca de 12 horas cada trecho, correndo o risco de perder algum desses órgãos. A exemplo, o fígado, pois o tempo de isquemia é o mesmo que levaria se transporte fosse por transporte terrestre.





Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!